Revista Kyrial

CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO
REVISTA KYRIAL
14.ª EDIÇÃO (2023)

A comunidade acadêmica da Faculdade de Letras da PUC-Campinas comunica o início da seleção de contos, crônicas, poemas, relatos, ensaios e produções artísticas visuais para composição da 14.ª edição da Revista Kyrial (edição 2023).

REGULAMENTO

  1. Podem participar da CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO – REVISTA KYRIAL / 14.ª EDIÇÃO (2023) todos os membros da comunidade interna da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), bem como da comunidade externa, desde que apresentem trabalhos redigidos em Língua Portuguesa ou Inglesa.
  2. As categorias compreendidas nesta chamada são: contos, crônicas, poemas, relatos e ensaios, bem como produções artísticas visuais. Textos que apresentarem outros gêneros serão automaticamente desclassificados.
  3. O tema escolhido para a edição 2023 é POÉTICAS DE SI. Mais detalhes sobre esse tema estão no Anexo 1.
  4. Os textos devem ser preferencialmente digitados em fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12, com espaçamento 1,5 entrelinhas. Textos fora dessa formatação não serão avaliados.
  5. O limite de extensão para as obras inscritas é de até 4.000 caracteres (prosa) ou 30 linhas (verso). Textos que excederem o limite estabelecido não serão avaliados. Para as obras visuais, considera-se a possiblidade de diagramação para encaixe máximo em uma página A4 (21 cm x 29,7 cm).
  6. Os textos devem ser enviados unicamente para revistakyrial@outlook.com. No corpo da mensagem, devem constar a minibiografia do autor – em caso de aluno, professor ou funcionário, especificar o curso/faculdade/escola (ou cargo/setor) – e e-mail para contato.
  7. Os trabalhos textuais precisam ser salvos em arquivo DOC, DOCX ou outro que permita a leitura e edição do material. Textos que apresentarem outros formatos (como o PDF) não serão avaliados. Os trabalhos visuais devem estar em formato JPG, PNG ou outro formato fechado para evitar descaracterização do original. Os documentos devem estar anexos ao e-mail.
  8. O período de inscrição será de 29 de agosto de 2023 a 30 de setembro de 2023.
  9. O resultado, com possíveis pedidos de ajustes no texto, será anunciado por e-mail até 11 de outubro de 2023.
  10. O lançamento da revista, em modalidade digital (com possível tiragem impressa), ocorrerá durante a Semana Acadêmica, entre os dias 23 e 27 de outubro de 2022.
  11. Os originais serão avaliados pelo conselho editorial da Revista Kyrial, atualmente composto por discentes do curso.
  12. Dentre os critérios avaliados, estão: para os textos escritos, o atendimento ao tema, a criatividade, a adequação da linguagem, a propriedade do gênero literário e o grau de literariedade; para as artes visuais, o atendimento ao tema, a criatividade e o domínio das técnicas utilizadas.
  13. O processo de preparação, revisão e edição dos textos para publicação será realizado pelos alunos do componente curricular Aspectos Linguísticos na Revisão de Textos.
  14. A edição contará com ISSN, ficha catalográfica e código de barras, além de ser encaminhada ao Depósito Legal, conforme legislação vigente.
  15. Devido ao caráter cultural, a revista ficará disponível gratuitamente on-line. Já os exemplares físicos (se houver) serão oferecidos por um valor não superior a R$30,00 (trinta reais), mais as despesas de postagem (se necessário), a fim de custear os serviços gráficos, sem que haja a obrigatoriedade de aquisição.
  16. Ainda devido ao caráter cultural e extensionista da atividade, visando à divulgação dos autores/artistas e sua obra, tais publicações não resultam em pagamentos de direitos autorais.
  17. Recomenda-se ficar atento às datas previstas e às informações divulgadas nas páginas oficiais da revista: https://www.facebook.com/RevistaKyrial/ (Facebook) e https://www.instagram.com/revistakyrial/ (Instagram).
  18. Em caso de dúvidas e/ou sugestões, pode-se contatar pelo e-mail revistakyrial@outlook.com.

Campinas, 29 de agosto de 2023.

A Comissão Organizadora

ANEXO 1
Definição do Tema – POÉTICAS DE SI

De acordo com a pesquisadora Prof.ª Dr.ª Eliane Righi de Andrade:

Wittizorecki et al. (2006) afirmam que, ao narrar sobre o mundo, sobre si mesmo e sobre o outro, atribuímos sentidos a esses elementos e a nós mesmos nessa relação. Além disso, entendemos que pela narrativa é possível vencer algumas barreiras do campo do inconsciente, e isso pode se dar também em relação às resistências à língua e à cultura do país que hospeda o migrante. Por meio de sua narrativa, que é um modo de poder construir uma nova história de vida ao revisitar suas memórias, ele pode também “reescrever” o seu futuro e reinterpretar seu passado, oferecendo também ao analista pistas sobre a construção de suas identidades e das representações que o constituem como migrante no presente (ANDRADE, 2021, p. 300).

Para a 14.ª edição da Revista Kyrial (edição 2023), convidamos a comunidade interna da PUC-Campinas (alunos, professores e funcionários), bem como a comunidade externa, a se autonarrarem ou autopoetizarem, de forma escrita ou visual.

Para saber mais:

ANDRADE, Eliane Rigui de. O entre-espaço ocupado pelo migrante (des)acolhido: entre a hospitalidade e a hostilidade. Revista da ABRALIN, [S. l.], v. 20, n. 3, p. 289–309, 2021. DOI: http://doi.org/10.25189/rabralin.v20i3.1919. Disponível em: https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/1919. Acesso em: 23 ago. 2023.

ANDRADE, Eliane Righi de; MARIANNICK GOMEZ, Francesca. Constituindo-se sujeito no país do outro. Ideação, [S. l.], v. 25, n. 1, p. 113–134, 2023. DOI: http://doi.org/10.48075/ri.v25i1.29727. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/29727. Acesso em: 23 ago. 2023.

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora